TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Carnaval de Joinville contará com audiodescrição e interpretação em libras
-
Foto: Divulgação -
Prefeitura e Liga das Escolas de Samba unem esforços para proporcionar um Carnaval acessível e seguro para todos os foliões
O Carnaval de Joinville em 2024 vai muito além das tradicionais festividades e desfiles. Este ano, a celebração da alegria será marcada por importantes ações de inclusão, com destaque para a introdução da audiodescrição e a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Liga das Escolas de Samba, visa tornar o evento mais acessível e inclusivo para todas as pessoas.
No sábado (3), um espaço adaptado será montado de frente para a avenida, ao lado do palanque de autoridades, proporcionando acessibilidade e segurança para as pessoas com deficiência. A orientação é que os foliões cheguem com 30 minutos de antecedência para se organizarem. A concentração começa às 18h, seguida pela lavagem da avenida pelo grupo Afoxé Omilodê às 19h, e o desfile das escolas a partir das 20h.
Durante o Desfile das Escolas de Samba, a audiodescrição será transmitida em uma frequência de rádio, sendo recomendado que pessoas com deficiência visual levem um celular com rádio FM e fones de ouvido. Além disso, um profissional intérprete de Libras estará presente no local, proporcionando acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
No domingo (4), durante o Carnaval da Família no Expocentro Edmundo Doubrawa, as ações de inclusão se estendem. O evento, que conta com baile infantil e área de recreação, terá tradução em Libras e audiodescrição, garantindo a participação de todos os foliões.
As ações inclusivas fazem parte do compromisso da Prefeitura de Joinville em promover um Carnaval acessível. A estrutura adaptada ao lado do palco é responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo, enquanto a audiodescrição e a tradução em Libras foram viabilizadas pela Liga das Escolas de Samba, por meio de editais de apoio e fomento à Cultura do Simdec Municipal e Lei Paulo Gustado do Governo do Estado.
Para facilitar o acesso, parte das vagas do estacionamento atrás do Centreventos Cau Hansen será destinada a pessoas com deficiência e idosos. A credencial emitida pelo Departamento de Trânsito de Joinville será necessária para utilizar essas vagas, que também servirão para o desembarque do ônibus adaptado e carros de aplicativo.
Deixe seu comentário